Respostas

2014-08-07T20:12:07-03:00
Você já tem uma opinião sobre um assunto, como todo mundo tem. Mas, para escrever será preciso levantar tudo o que foi publicado sobre ele, obter o maior número de informações a respeito dele, ler outras opiniões sobre o assunto (contrárias ou não a ele). Uma afirmação falsa que você apresentar no artigo pode ter um efeito contrário da sua intenção, que é convencer o leitor de que sua opinião faz sentido, por isto é tão importante esse levantamento. 

Você também deve saber estruturar seu texto: comece com uma idéia geral, de sentido comum, algo que todos já sabem, para que o leitor possa ter intimidade com o assunto. Por exemplo "Nestas últimas semanas, o país ficou chocado com a morte da menina Isabella". Ora, isso é óbvio, não é novidade, mas o leitor verá que o texto está próximo dele. Este tipo de frase faz parte da INTRODUÇÃO do texto. Nesta introdução, não vale ainda opinar, mas apenas situar o leitor no assunto. A introdução não pode ter um parágrafo muito grande, ela tem de ser mais ou menos rápida. 

A seguir vem o DESENVOLVIMENTO, e aí você vai poder misturar suas opiniões com os dados que você recolheu sobre o assunto. Você pode citar o que já disseram, se tiver mais espaço e mais tempo para fazer. Caso não tenha, use o que você leu e dê uma cara própria ao texto. A parte do desenvolvimento também pede seu raciocínio crítico. Nunca use a emoção para escrever, sempre seja centrado, não se exalte. A emoção pode comprometer a seriedade que a opinião deseja. 

A CONCLUSÃO é feita com dicas suas para que algo possa melhorar, ou para que seja evitado o que aconteceu, você pode manifestar seus temores e seu otimismo. É uma nota para o futuro (pode ser otimista ou pessimista, dependendo do seu humor, mas nunca se exalte, como eu disse).
A melhor resposta!
2014-08-07T20:13:06-03:00
Primeiramente você precisa ter uma opinião formada sobre o assunto e depois fazer com que quem leia seu texto concorde com você.
2 4 2