Leia com atenção o texto a seguir:Entende-se por ética quaisquer regras que são dadas de modo normativo. Ou seja, existem normas de conduta que uma pessoa deve seguir, que variam de sociedade para sociedade, e que ao agir de acordo com essas normas, fazem com que essa pessoa aja de modo ético. Portanto, falar de ética significa falar de uma ação que é guiada por um padrão construído socialmente. A partir desse conceito, faz-se interessante pensar sobre como a ética "casa" com o futebol nas suas mais diversas partes: durante a partida; na relação entre os jogadores; na relação entre os jogadores e técnico; entre as equipes; com o juiz; com os patrocinadores dos times. Talvez a manifestação mais expressiva da ética no futebol seja a introdução do "fairplay". Fairplay significa "jogo limpo" e foi difundido pelo Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos, a partir dos ideais aristocráticos ingleses de lealdade e honra. Bem, a partir dos elementos lealdade, honra e jogo limpo já dá para imaginarmos o que fairplay significa na prática: honestidade na execução da tarefa e respeito pelo adversário. Entregar a bola para o adversário, quando o juiz marca em prol do seu time, é um exemplo bastante comum da prática do fairplay em campo. Outro exemplo menos usual é o jogador assumir quando comete uma falta, pedindo desculpas para o adversário e ajudando-o a se levantar.RONDINELLI, Paula. Reflexões sobre a ética no futebol. Disponível emhttp://www.brasilescola.com/educacao-fisica/reflexoes-sobre-etica-no-futebol-sobre-fairplay-dinheiro.... Acesso em 27 de julho de 2014.A partir da análise desse texto e das reflexões feitas sobre a relação entre Futebol e Ética, assinale a afirmativa INCORRETA:


( )A Ética está presente em muitas situações que envolvem uma partida de Futebol, de modo que a relação entre Ética e Futebol não pode ser desconsiderada.
( )A Ética, no Futebol, diz respeito apenas à relação entre os jogadores, pois o "jogo limpo" deve ser uma atitude a ser vivenciada apenas dentro do campo.
( )A cortesia e o respeito entre os jogadores, assim como entre técnicos, árbitros e torcedores demonstra a profunda relação que existe entre Ética e Futebol.
( )A relação entre Ética e Futebol também envolve questões econômicas, pois as atitudes dos patrocinadores também devem seguir padrões moralmente aceitos.
( )O fato de um jogador pedir desculpas ao adversário que sofreu uma falta é um exemplo de conduta ética, pois revela uma atitude moral guiada pelo valor do respeito ao próximo.

1

Respostas

2014-08-09T18:45:19-03:00
A incorreta é a alternativa 2:

A ética, no futebol, diz respeito apenas a relação entre os jogadores...