Leia com atenção o texto a seguir:O futebol permeia o cotidiano e o imaginário dos brasileiros em geral, mesmo daqueles que não apreciam e não acompanham o esporte. Está presente até mesmo na linguagem coloquial, em expressões correntes como "embolou o meio de campo", "colocou fulana para escanteio", "sicrano está na marca do pênalti".COUTO, José Geraldo. O futebol nosso de cada dia. Disponível em http://www.goethe.de/ins/br/sap/prj/fus/ges/pt9462740.htm. Acesso em 27 de julho de 2014.A partir da análise deste texto e das reflexões feitas sobre a identidade cultural do brasileiro, que se expressa também pelo futebol, assinale a alternativa INCORRETA: ALTERNATIVAS
( )A linguagem coloquial do brasileiro, como mostra o texto, representa o quanto o futebol faz parte da identidade nacional do país.

( )A linguagem, que é uma das expressões mais fortes de uma cultura, também revela a importância do futebol para a nação brasileira.

( )As expressões da linguagem coloquial apresentadas no texto são simples metáforas, que nada representam quanto à relação entre futebol e identidade cultural, pois a maioria dos brasileiros não consegue compreender o sentido dessas expressões.

( )A presença do futebol no cotidiano e no imaginário do povo brasileiro é uma prova do quanto esse esporte contribui para a construção da identidade cultural do país.

( )A incorporação de situações do futebol, na linguagem coloquial, indica que o futebol é um dos elementos que constitui o modo de ser típico dos brasileiros.

1

Respostas

2014-08-09T18:31:31-03:00
A resposta incorreta é a alternativa 3:

As expressões da linguagem coloquial apresentadas no texto são simples metáforas...