Respostas

2014-08-08T15:01:35-03:00


O lençol freático :
O solo é composto por rochas, por diversas partículas que não preenchem todo o seu volume, resultando em espaços vazios que podem ser preenchidos pela água.

Parte da água, seja proveniente de chuvas , de rios , de lagos ou derretimento da neve, infiltra-se no solo ocupando, juntamente com o ar, o espaço entre os fragmentos que o compõe. Esta água constitui o chamado lençol freático. O lençol mais profundo de água é denominado lençol artesiano. Para a extração da água dos lençóis subterrâneos, freáticos ou artesianos, são utilizados poços rasos ou poços profundos respectivamente

Lençóis artesianos : A água da chuva, ao infiltrar-se no terreno, vai percolando pelo solo poroso até encontrar uma camada de material impermeável. Nesse ponto a água poderá ficar acumulada ou escoar na forma de rio subterrâneo até encontrar um barranco onde ela poderá brotar na forma de mina d'água. 

É um poço perfurado com diâmetro pequeno, grande profundidade e um detalhe importante: a água jorra do solo naturalmente, porque sua própria pressão basta para levá-la à superfície Outra característica é que vão buscar no subsolo os chamados aqüíferos, regiões de alta concentração de água infiltrada em rochas e sedimentos, preenchendo todos os poros e fraturas. Esse processo equivale a uma filtragem natural.

21 4 21