Em um condutor eletrizado é quantizada uma carga elétrica total de 12,8microCoulomb de natureza positiva. Para isso, podemos afirmar que o condutor:
Dados: e= 1,6 x 10 elevado a -19 C
a) ganhou 8 x 10 elevado a 13 elétrons
b) perdeu 8 x 10 elevado a 13 prótons
c) ganhou 8 x 10 elevado a 13 prótons
d) perdeu 8 x 10 elevado a 13 elétrons
e) permaneceu com a mesma quantidade de prótons e elétrons.

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-08T17:36:54-03:00
Boa tarde!

Dado:

e= 1,6.10 ^{-19} C \\  Q= 12,8 mC \\ n= ?

Então:

n=  \frac{Q}{e}  \\ n=   \frac{12,8.10 ^{-6} }{1,6.10 ^{-19} }  \\ n=  8.10  ^{-6}*10 ^{19}  \\ n= 8.10 ^{13}


Obs: Alternativa correta letra D.
1 5 1
Exatamente. O gabarito é letra D aqui, só não sabia como chegar ao resultado.
^^
Sim. Quando um corpo perde elétrons ele tendência-se a ficar eletricamente positivo. Correção realizada.
Obrigada, meninos!
Por nada :)
A melhor resposta!
2014-08-08T17:39:36-03:00
n= \frac{Q}{e}

n= \frac{12,8*10^{-6}}{1,6*10^{-19}}= \frac{8*10^{-6}}{10^{-19}}=8*10^{-6-(-19)}=8*10^{13} e^-

Logo, ele perdeu 8*10¹³ elétrons.

Letra D
1 5 1