Respostas

A melhor resposta!
2014-08-09T13:41:16-03:00
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre os EUA e a URSS (União Sóvietica) após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamado de Guerra Fria por ser uma intensa guerra ecônomica, diplomática e ideólogica travada pela conquista de zonas de influência. A disputa dividiu o mundo em blocos de influências das duas superpotências e provocou uma corrida armamententista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econônomicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potências suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.
1 5 1
vlw
Magina, tentei resumir o que eu consegui :)
2014-08-09T13:44:19-03:00
A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre as duas superpotências da época. Trata-se de EUA-Estados Unidos e URSS-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, onde os EUA defendiam o Capitalismo e URSS o Socialismo. Essas duas superpotências disputavam a hegemonia militar, econômica e política do mundo, onde cada uma difundia suas ideias baseadas naquilo que acreditavam. Tal conflito começou após a 2º Guerra Mundial, e nesse período muitas coisas aconteceram tais como a divisão da Alemanha em um lado Socialista e outro Capitalista. Além disso com as disputas entre essas duas potências houve uma melhora na comunicação, tecnologia, etc. A corrida armamentista também ocorreu neste período, onde quem chegou primeiro a lua foram os EUA. Por fim, há dois marcos para o término da GuErra Fria. O primeiro foi em 1989 com a Queda do Muro de Berlim, e a outra em 1991 com a crise do sistema Socialista e o Fim da URSS, dando por término a Guerra Fria, dando início ao processo de Globalização do Mundo.

Espero que possa ajudar, como é um assunto bem complexo é impossível colocar tudo, mas procurei fazer um resumo que pudesse lhe ajudar. Boa sorte
2 5 2
vlw
Mas uma coisa, um dos fatores que levaram ao fim da URSS foi a implantação das políticas de Mikhail Gorbatchev-Glasnost e Perestroika, onde a Glasnost era transparência política, e a Perestroika abertura econômica. E devido a "prisão" em que viviam, isso foi um dos motivos para a população ir em busca dos seus direitos, enfraquecendo assim o sistema Socialista.
Se puder marcar a minha como melhor agradeço
vou sim
vc marcou a outra, mas espero que ajude em alguma coisa.