Respostas

2014-08-10T01:53:01-03:00
E_{1} = \frac{k q_{1} }{ d^{2} } = \frac{9* 10^{9}*3* 10^{-6}}{ 3^{2} } = 3000 N/C
E_{2} =  \frac{k q_{2} }{ d^{2} } = \frac{9* 10^{9}*3* 10^{-6}}{ 3^{2} } = 3000 N/C

Como ele quer o campo elétrico resultante, teremos que aplicar Pitágoras:

E^{2}  = E_{1} ^{2} + E_{2} ^{2}  \\ E^{2}  = 3000 ^{2} + 3000 ^{2}  \\ E = 4242,6 N/C

Acima calculamos a intensidade. Se quiser vetorial,seria:
E = -3000i - 3000j
(Considerar flechas em cima de E, i e j).
A melhor resposta!
2014-08-10T10:36:50-03:00
Primeiro vamos calcular cada energia,

E1:

 \frac{K q_{1} }{y}

Aplicando os dados temos:

 \frac{9 * 10^{9} * 3 *  10^{-6} }{ 3^{2} }

E1 = 3000 N/C

E2:

 \frac{K q_{2} }{ d^{2} }

 \frac{9 * 10^{9}* 3 *  10^{-6}   }{ 3^{2} }

E2 = 3000 N/C

Nesse caso vamos usar o teorema de Pitágoras, pois ele quer o campo elétrico,

 E^{2} = E1^{2} +  E2^{2}

Aplicando as dados:

E^{2} =  3000^{2} +  3000^{2}

E =  \sqrt{18000000}

E = 4432,6 N/C

Em vetor:


 E = -3000 i - 3000J

Vetores, tem flechas em cimas,considere.

1 5 1