Oito cargas positivas, +Q, são uniformemente dispostas sobre uma circunferência de raio R, como mostra a figura a seguir. Uma outra carga positiva, +2Q, é colocada exatamente no centro C da circunferência. A força elétrica resultante sobre esta última carga é proporcional a:

a) (8Q²)/R²

b) (10Q²)/R²

c) (2Q²)/R²

d) (16Q²)/R²

e) zero


Porque a resposta final é a zero? Gostaria de uma explicação detalhada, pois tenho dificuldades.

Grato a quem se dispor.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-09T22:37:10-03:00
Tentei Explicar tudo pela Figura, mas lembre que quando as forção são iguais e com sentidos contrário a RESULTANTE é ZERO...
4 5 4
2014-08-10T09:19:30-03:00
Como são de mesma intensidades, más uma está no sentido contrário da outra, a resultante será nula.
3 4 3