O ganho de produtividade da Fiat aconteceu com a adoção de métodos consagrados na indústria japonesa, como o Just in Time. Se o método é tão bom, por que não é adotado por todas as indústrias?
Há várias considerações a fazer com respeito a isso. Considerando a realidade brasileira, ARGUMENTE a respeito de possíveis dificuldades em uma indústria de médio e pequeno porte em adotar a filosofia de produção Just in Time.

1

Respostas

2014-08-10T10:42:34-03:00
 O sistema Just in Time é um sistema onde não se tem estoque, os produtos chegam sempre na hora da produção, utilizando-se menos espaço. O problema deste sistema é auto-evidente, é preciso uma imensa organização para que não aconteçam atrasos, pois caso isto aconteça, a produção para. Isto mesmo acontece na Fiat, quando há algum engarrafamento, a produção pode ficar até horas paradas. Empregar o sistema Just in Time completamente não é uma boa alternativa, o ideal para se evitar problemas como este seria ter um pequeno estoque, para fazer uso caso acontecesse algum imprevisto no transporte do material.
1 5 1