Respostas

A melhor resposta!
2014-08-10T11:36:19-03:00
Nos anos 1920, no Brasil as oligarquias continuavam fazendo uso da corrupção e da violência para se manterem no poder, essa situação contribuiu para gerar revoltas uma dessa revoltas foi o tenentismo. O estopim dessa revolta foi a publicação por um jornal carioca de cartas atribuídas a Arthur Bernardes candidato a presidência, essas cartas ofendiam os militares dizendo que eram "venais" e chamavam o o presidente do clube militar, marechal Hermes da Fonseca de "sargentão sem compostura". Essas cartas eram falsas mas provocaram a indignação dos militares. Em 5 de julho de 1922, os tenentes do forte de Copacabana pegaram em armas contra o governo dispostos a salvar a "honra do exercito" e a moralizar o país.O segundo 5 de julho explodiu em São Paulo, os tenentes exigiam: a deposição de Arthur Bernardes, a moralização da Republica por meio do voto secreto, a melhoria do ensino publico entre outras exigências. Liderados pelo general Isidoro Dias Lopes os rebeldes tentaram conquistar a cidade de São Paulo. Quase no mesmo instante explodiram outros levantes nos estados de: MT, SE, AM, PA e RS. As forças do governo venceram os militares, porem eles não desistiram os rebeldes então formaram a Coluna Prestes. Com cerca de 1.800 homens a Coluna Prestes partiu para a guerra de movimento e saiu para o interior do Brasil buscando apoio, a Coluna Prestes percorreu 25 mil km através de 12 estados. No início de 1927 os rebeldes restantes decidiram partir para a Bolívia.
2 4 2
muito obrigada ! me ajudou bastante !
  • Usuário do Brainly
2014-08-10T14:09:00-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O movimento Tenentismo foi um período entre 1920 e 1930 onde militares, em especial os Tenentes, se rebelaram contra as politicas adotadas no país, inconformados com a situação politica em que o Brasil se encontrava eles começaram a defender mudanças no sistema eleitoral e educação, fim do voto do cabresto e reforma constitucional.
4 4 4