Respostas

A melhor resposta!
2014-08-10T13:27:22-03:00
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. 

Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. 




Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. 

Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar. 

Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Enfim, você só obtém petróleo se extraí-lo de algum poço, porque a formação dele é milenar, sob altas condições de temperatura e pressão, a partir de matéria orgânica decomposta durante MUITO MUITO tempo.
1 5 1
2014-08-10T13:38:17-03:00
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro .
Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje trata-se como certa a sua origem orgânica sendo uma combinação de moléculas de carbono com hidrogênnio