Respostas

2014-08-11T23:56:15-03:00
A análise da evolução da organização do processo de trabalho dissociada do paralelismo com a evolução do capitalismo torna-se sem sustentação, à medida que deixa de considerar aspectos fundamentais que vão influenciar diretamente na forma, conteúdo e direção que o processo assume ao longo do tempo. Tais aspectos, ao serem trazidos à tona, poderão melhor explicar os avanços (e recuos) que a organização da classe dos trabalhadores percorre desde a sua constituição, isto é, a partir da separação dos produtores de seus meios de produção; movimentos esses intimamente ligados às variáveis que determinam o próprio desenvolvimento do sistema capitalista de produção.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-12T11:52:23-03:00
Em busca de mercado consumidor e matéria-prima mais barata, acentua-se a exploração do trabalhador, visando a acumulação de capital, gerando a necessidade do controle do processo de trabalho que é importante para esta acumulação devido ao fato de os trabalhadores produzirem através de formas cada vez mais avançadas de divisão do trabalho. Deste modo surgem as diferentes formas de processos do trabalho (cooperação simples, manufatura, maquinaria, científica, automação e clássica). Ou seja, organização dos processos de trabalho são as formas que o trabalho é organizado pelo patrão e pelos trabalhadores para produzirem e lucrarem mais.
2 5 2