Em um de seus romances ,o escritor portuguÊs José Saramago,Prêmio Nobel de literatura de 1998 ,descreve um acidente geológico ,como reproduzimos no trecho a seguir :
...que a peninsula Iberica se afastou de repente ,toda por inteiro e por igual ,dez súbitos metros ,quem me acreditará , abriram -se os pireneus de cima a baixo como se um machado invisivel tivesse descido das alturas , introduzindo -se fendas profundas ,rachano pedra e terra até o mar ... Quando se tornou patente e insofismável que a peninsula Ibérica se tinha separado por completo da europa...
a.Reacione o episódio ficticio narrado por Saramago com as informações deste capitulo.
b.Explique duas cituações em que o processo descrito ocorreu realmente
c.Que paises integraram a peninsula Ibérica ?Indique os limites dessa peninsula.
d. Indique tres grandes obras de josé saramago.
e) recentemente uma das obras de saramago foi transformada em filme dirigido por um brasileiro, cujas cenas foram parcialmente filmadas em uma cidade brasileira. Identifique a obra desse escritor portugues o diretor do filme e a cidade em que foi realizada a filmagem.

1

Respostas

2014-08-10T19:07:42-03:00
A origem da península Ibérica, é a elevação do fundo do mar à cerca de 300 milhões de anos, indo chocar contra a Europa o que originou o enrugado que é a Cordilheira dos Pirenéus.
A península Ibérica é composta por Portugal e pelo Reino de Espanha que integra o País Basco, a Catalunha, Aragão, Andaluzia e Galiza.
A norte e oeste é banhada pelo Oceano atlântico, a sul e sudeste pelo Mar Mediterrâneo e a noroeste faz fronteira com a França e mais Andorra.

Os países que integram a Península Ibérica são: Espanha e Portugal.


24 3 24