Uma pessoa gastou 2/9 do que possuia no Shopping, 4/9 num supermercado e ainda ficou com RS 900,00 reais. Quantos possuia essa pessoa ?

Um casal e seu filho foram a uma pizzaria. O pai comeu 3/4 de uma pizza. A mãe comeu 2/5 da quantidade que o pai havia comido. Os três juntos comeram exatamente 2 pizzas que eram do mesmo tamanho. Assinale a fracão de uma pizza que o filho comeu.

3/5

6/20

7/10

19/20

21/15 [CALCULOS PFVR]

Do total de pessoas que visitaram a Cidade de Artes na primeira semana de julho, de segunda a sexta feira sabe-se que: 1/5 o fizeram na terca feira e 1/6 na sexta feira. Considerando que o numero de visitantes da segunda feira correspondia a 3/4 dos visitantes de terca feira e que na quarta feira e na quinta feira visitaram o espaco 58 pessoas em cada dia, quantos visitantes a Cidade de Artes recebeu ao longo daquela semana ? Marque a resposta correta { a apresentaçao de calculos é obrigatoria}

Menor que 150

Multiplo de 7

Igual a 19 duzias

Divisivel por 48

Maior que 250


2

Respostas

2014-08-10T20:30:46-03:00
1) 2/9 DE X + 4/9 DE + 900 = X   MMC = 9
2X + 4X + 8.100 = 9X
8.100= 9X - 2X - 4X
3X = 8.100
X = 8.100 / 3
X = 2.700

2) O PAI = 3/4
A MAE = 2/5 DE 3/4 = 6/20

SABEMOS QUE 3/4 = 15/20 (QT QUE O PAI COMEU)
OS TRES JUNTOS COMERAM 2 PIZZAS = 20/20 + 20/20 = 40/20
O FILHO COMEU 40/20 - 15/20 - 6/20
O FILHO COMEU 19/20

3) TOTAL DE VISITANTES = X
SEG =3/4 DE 1/5 = 3/20 DE X
TER = 1/5 DE X
QUA = 58
QUI = 58
SEX = 1/6 DE X

3X/20 + X/5 + 116 +X/6 = X    MMC = 60 
9X + 12X + 6.960 + 10X = 60X
29X = 6.960
X = 6.960 / 29
X = 240

ELA RECEBEU 240 VISITANTES
DIVISIVEL POR 48

A melhor resposta!
2014-08-10T20:37:08-03:00
1ª pergunta:
Não sabemos o que ela possuía, então vamos dizer que possuía x.
Assim, gastou no total:
2x/9 + 4x/9
E ainda tinha mais 900 reais sobrando.
2x/9 + 4x/9 + 900
Portanto, o seu dinheiro total era:
2x/9 + 4x/9 + 900 = x

Resolvendo:
x = 6x/9 + 900
x = (6x + 8100) / 9
9x = 6x + 8100
3x = 8100
x = 2700

2ª pergunta:
Vamos assumir que a pizza inteira é p.
O pai come 3/4 de p, ou seja, 3p/4.
A mãe comeu 2/5 de 3p/4, ou seja, 6p/20 = 3p/10.
O filho comeu o restante, que vou chamar de x.
No total comeram 2p.
Assim:
3p/4 + 3p/10 + x = 2p
Igualando os denominadores por mmc de 4 e 10 (mmc = 20):
15p/20 + 6p/20 + 20x/20 = 2p
(21p + 20x)/20 = 2p
21p + 20x = 40p
20x = 19p
x = 19p/20
Isto é, o filho comeu 19/20 de pizza.

3ª pergunta:
Vamos chamar o total de visitantes de x.
Na terça-feira: 1x/5 
Na sexta: 1x/6
Na segunda: 3/4 . 1x/5 = 3x/20
Na quarta: 58
Na quinta: 58
Então:
1x/5 + 1x/6 + 3x/20 + 58 + 58 = x
Igualando os denominadores (mmc = 120):
24x/120 + 20x/120 + 18x/120 + 116*120/120 = x
120x = 24x+20x+18x+116*120
120x = 62x + 116*120
58x = 116*120
x = 116*120/58
x = 2*120 = 240
(Divisivel por  48)


1 5 1