Respostas

2013-08-09T12:06:41-03:00
Não é uma questão de "tira-teima" para corrigi eventuais falhas de procedimento como foi dito pelo nosso outro colega. Se fosse isso, quem garante que material de padronização teria algum problema de procedimento. Em um laboratório, os procedimentos devem estar sob controle para evitar erros.

O HCl não é um padrão primário, e portanto, quando se necessita de uma solução para ser usado em determinações quantitativas é necessário fatorá-lo antes de usar. Fatorar significa determinar a concentração de um soluto em uma solução.

Normalmente isso pode ser feito pela titulação de uma solução de Carbonato de Sódio previamente seco e conservado protegido da umidade, pois ela absorve a umidade do ar.

O carbonato de Sódio é um padrão primário.
Padrão primário é aquele que tem alta pureza e estabilidade tal que se pode preparar uma solução de concentração exatamente conhecida apenas pela pesagem direta e diluição a um volume conhecido. O HCl não se enquadra nessa categoria. Ele existe na forma de gás ou de solução, em geral saturada a cerca de 37%