Três prisioneiros são informados pelo vigia de que um deles foi escolhido aleatoriamente para ser executado e os outros dois serão libertados. O prisioneiro A pede ao vigia para que ele lhe conte reservadamente qual de seus companheiros de prisão será libertando,dizendo que não haveria dano em divulgar esta informacão porque ele já sabe que pelo menos um dos dois será libertado. O vigia recusa-se a responder a essa questão,dizendo que se A soubesse qual de seus colegas prisioneiros seria libertado,então probabilidade de que ele mesmo viesse a ser executado aumentaria de 1/3 para 1/2. O que você pensa do raciocínio do vigia?

1

Respostas

2013-08-09T14:30:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimado Edinaldo,

O raciocínio do vigia está correto. Se um foi escolhido para se executado, aleatoriamente, as chances individuais de cada um ter sido esse a sofrer a pena será de 1/3.

Entretanto, caso o preso saiba qual de seus colegas será libertado, a pena de execução ficaria entre ele e o outro, resultando em 1/2 de probabilidade dele mesmo descobrir que está condenado à morte.

Desse modo, há razões matemáticas e lógicas na negação do vigia em fornecer a informação solicitada.
1 5 1