Quero 4 perguntas abertas e 6 fechadas sobre a origem da civilização grega

2
obg aos dois
u usar os dois
Por nada, Ana. É sempre um prazer. Vou organizar melhor o texto para ajudar. ^^
ata o prazer foi todo meu
Pronto, Danielle. Agora está tudo feito. Felicidades e bom trabalho.

Respostas

A melhor resposta!
2013-08-09T12:52:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Ana,

Perguntas abertas:

A) Como era a organização política das cidades gregas na Antiguidade? A organização das cidades gregas na Antiguidade era a de cidades-estado, chamadas pólis, com governo próprio e autônomo.

B) Por que a democracia ateniense é considerada excludente? Em razão de que, mesmo com a ideia de um cidadão um voto, não podiam votar os metecos, bem as mulheres, e nem os escravos. Tratava-se, portanto, de uma quantidade bastante pequena de pessoas aptas a participar do processo político.

C) Comente sobre as duas principais obras da literatura grega, cuja autoria é atribuída a Homero? As duas principais obras clássicas da literatura grega são a Ilíada e a Odisseia. A Ilíada conta a história da guerra dos gregos contra Tróia, com o famoso uso do truque do "Cavalo de Tróia", repercutindo em toda a cultura ocidental com a expressão "presente de grego". Na segunda obra, há a narração da volta do rei grego Menelau à cidade natal dele, Ítaca, em que há a intervenção de diversos deuses e figuras mitológicas, como gigantes, sereias, entre outros.

D) Comente uma guerra interna que marcou a história grega na Antiguidade?  A Guerra do Peloponeso, que envolveu, principalmente, as cidades gregas de Esparta e Atenas, entre os anos 431 a 404 a.C.  O conflito ocorreu, em grande parte, devido à disputa de poder e influência entre as duas cidades. Como consequência, o enfraquecimento de Atenas com a supremacia espartana marcou o enfraquecimento da Grécia e, praticamente, impediu a possibilidade de uma unificação das cidades-estados gregas.


Perguntas fechadas

1) Quais foram as principais obras gregas da literatura clássica atribuídas a um único autor da Antiguidade?

a) Tristão e Isolda; e Édipo;
b)  A Ilíada; e A Epopeia de Gilgamesh
c) A Ilíada e a Odisseia;   (Alternativa correta)
d) A Odisséia; e a tragicomédia.

2) Cite dois filósofos gregos que influenciaram o pensamento ocidental, em especial no campo da política, direito, lógica, e religião?
a) Arquimedes e Eratóstenes;
b) Cícero e Anaximandro;
c) Ésquilo e Euclides;
d) Platão e Aristóteles. (Alternativa correta)

3) Quais foram os povos que formaram a base dos cidadãos em Atenas e em Esparta?
a) Os eslavos; e os lusos;
b) Os jônios; e os berberes;
c) Os dórios; e os suevos;
d) jônios; e os dórios. (Alternativa correta)

4) Em que cidade surgiu e desenvolveu-se a democracia?
a) Esparta;
b) Atenas; (Alternativa correta)
c) Tebas
d) Creta.

5) Marque a alternativa que contém alguns deuses que compunham a mitologia grega:
a) Plutarco, Ísis; e Hera;
b) Zeus; Hermes; e Hefesto; (Alternativa correta)
c) Calígula; Osíris; e Amaterasu;
d) Plutão, Cronos; e Freyja.

6) Quais eram as classes que formavam a sociedade ateniense?

a) cidadãos, metecos, periecos, e escravos;
b) metecos, perioecos, e escravos;
c) eupátrias, metecos, e eslavos;
d) cidadãos, metecos, e escravos. (Alternativa correta)
4 5 4
2013-08-09T12:57:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Explique a origem da sociedade micênica e dê suas características.
R: A sociedade micênica foi criada pelos povos Aqueus, que se fixaram na ilha de Creta, na península do Peloponeso, e as principais características eram a construção de muralhas e um intenso comércio marítimo.

2) Explique o motivo da Grécia depender exclusivamente do comércio marítimo.
R: A Grécia é formada por muitas ilhas, e o solo predominante delas é montanhoso, impedindo que se implante a agricultura, fazendo com que a Grécia comercialize com outros países, aproveitando sua localização para o Mar.

3) Caracterize a cultura cretense e explique sua importância na Grécia.
R: Os cretenses se caracterizaram pela criação de 3 escritas, uma fabulosa arquitetura, produção de objetos de bronze, cerâmica, e por conta disso, Creta era considerada o berço do comércio.

4) Explique a ascensão dos  dórios e diga qual povo ele formou posteriormente.
R: 
Os dórios foram um povo que se localizava na região central da Europa, e em certo momento, mudaram para a Península Balcânica, expulsando os aqueus, e formando a cidade-estado de Esparta, que viria a ser potência nos anos seguintes.

5) Podemos dizer que as cidades-estado da Grécia eram:

a) unicamente democráticas, como no caso de Esparta.
b)  comandadas por um imperador e tinham um senado.
c)  politicamente autônomas.
d) lideradas pelos patrícios e plebeus.

6) Pode-se dizer que o fim da Grécia Antiga se deu:

a) após a Guerras Púnicas
b) após a Guerra do Peloponeso.
c) depois do fim das Guerras Médicas.
d) após a expansão Romana, que invadiu a Grécia.

7) O responsável pela implantação da democracia em Atenas foi:

a) Tibério
b) Leônidas
c) Sólon
d) Clístenes

8) As Guerras Médicas : 

a) tiveram a Grécia vencedora, após combate com os romanos.
b) mostraram a expansão da Pérsia, que venceu as guerras.
c) teve a união das cidades-estado da Grécia, vencendo a Guerra e formando a Liga de Delos.
d) mostrou superioridade da Grécia sobre os africanos.

9) O ateniense Solón, contribuiu no momento em que:

a) iniciou a democracia em Atenas.
b) fez o chamado ostracismo.
c) aboliu a escravidão por dívidas.
d) venceu nas Guerras Médicas

10) A obra odisseia, conta a história de Ulisses que:

a) participou da Guerra do Peloponeso.
b) esteve presente nas Guerras Médicas.
c) lutou na Guerra de Troia.
d) derrotou o mostro Minotauro.
1 5 1