Os alunos de uma escola resolveram dar à professora um presente que custava R$ 720,00. Como 5 alunos de outra sala também quiseram participar da compra do presente, coube a cada aluno R$ 2,00 a menos na quantia anteriormente combinada. Determine quantos alunos há nessa sala.

2

Respostas

2013-08-09T19:07:13-03:00
Você irá fazer 720,00 dividido por 2 que é o tanto que cada aluno deveria dar e o resultado será de 36 alunos  e mais os 5 vai dar 41
1 5 1
A melhor resposta!
2013-08-09T19:11:07-03:00
Preço do presente= 720
Total de alunos=X
Valor a ser pago por cada um = Y
720/x=y
Com mais dois alunos: 720/(x+5)=(y-2)
720=(x+5)(y-2)
Substituindo o y: 720=(x+5)(720/x-2)
720=720-2x+3600/x-10
10+2x= 3600/x
x(10+2x)=3600
10x+2x²=3600
2x²+10x-3600=0  (divide tudo por dois)
x²+5x-1800=0
b²-4ac=25+7200=7225
x'=(-5-85)/2= -45 (falso)
x''= (-5+85)/2= 40

Total de alunos= x = 40
3 4 3