Respostas

2014-08-11T16:59:11-03:00
Cidade Mauricia foi o apelido dado a Recife durante o domínio holandês. 

A cidade já existia, mas passou por muitas transformações promovidas por Nassau. Foram construídas pontes, diques e canais para vencer as condições geográficas locais, além de edifícios como o palácio de Freeburg, sede do governo de Nassau, e o prédio do observatório astronômico, tido como o primeiro do Novo Mundo. O arquiteto Pieter Post foi o responsável pelo traçado da nova cidade. 

Maurício de Nassau praticou uma política de tolerância religiosa frente aos católicos e calvinistas. Além disso, permitiu a migração de judeus ao Recife e a criação de uma sinagoga, a Sinagoga Kahal Zur Israel, inaugurada em 1642 e considerada o primeiro templo judaico da América. 

Nassau era também um entusiasta da ciência e das belas artes. Ao embarcar para o Brasil, trouxe muitos naturalistas e pintores para retratar e estudar a novo continente. Entre estes destacam-se os pintores Frans Post e Albert Eckhout, que retrataram as paisagens e os exóticos habitantes locais, o médico Willem Piso e o naturalista alemão Georg Marggraf, que estudaram a a fauna e a flora, a farmacopéia local e as doenças tropicais.
59 4 59