Observe a ficha técnica de um submarino dos Estados Unidos da America:

USS Nautilus
tipo: submarino de longo alcance de propulsão nuclear
tripulação: 105 oficiais e marinheiros
dimensões: 98,7m de comprimento
8,4 m de largura e 9,85 de calado
velocidade : 20 nós na superficie; 30 nos em mergulho

suponha que dois USS Nautilus partiram simultaneamente, as 13 h de um determinado dia, de locais diferentes e distantes entre si 270 km, um ao encontro do outro. Um deles estava submerso e o outro na superficie, deslocando-se com suas respectivas velocidades. A que horas ocorreu o encontro dos submarinos e a que distancia do ponto de partida do submarino submerso? considere 1m/s = 2 nos e suas velocidades constantes.

2

Respostas

2013-08-10T15:29:45-03:00
AQUI ESTA A RESPOSTA PASSO A PASSO QUALQUER DUVIDA ME PROCURE........
A velocidade média de um submarino na superfície (considerando 1m/s = 2 nós) é dada por:
20/2 = 10m/s. A do submarino em mergulho é 30/2 = 15m/s.
Quando temos duas partículas com sentidos opostos, o módulo da velocidade escalar relativa é dado pela soma dos módulos das velocidades escalares, logo ΔV = 15m/s + 10m/s = 25m/s.
270 km = 270.000 m.

Vm = ΔS/Δt , logo Δt= ΔS/Vm
Δt= 270.000/25 = 10.800 segundos = 180 minutos = 3 horas

Se o horário de partida foi as 13h, o horário de encontro será as 16h.
2 2 2
A melhor resposta!
2013-08-10T15:30:01-03:00
S = So + vt

20 nós = 10 m/s

30 nós = 15m/s

SA = SB

0 + 10t = 270.000 - 15t

270.000 = 25t

t = 10800 segundos

t = 180 minutos

t = 3 horas

Sa = 10t
Sa = 10*10800 = 108.000m = 108km

Ou seja

O encontro ocorreu as 16 horas a 108km do ponto de partida

3 5 3
ISSO.
e a do SB seria, SB= So - V.T ou seja SA= 270.000 - 15.T
isso ai
Agora entendi. Obrigado :)
por nada ;)