Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-13T08:31:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Canudos era um pequeno povoado no sertão da Bahia, constituído basicamente de ex-escravos e sertanejos que fugiam da fome e da opressão dos coronéis daquela época. Com o crescimento do povoado as autoridades locais(Coronéis e igreja Católica) ficaram amedrontadas e temendo perder as suas forças políticas ou um golpe dos sertanejos contra a república, decidiram atacar o Povoado Canudos.

A guerra do contestado foi um grande conflito ocorrido no sul do Brasil, entre os anos de 1912 a 1916. O conflito foi travado entre os camponeses locais e as forças militares representantes do governo federal e estadual. 
Entre as causas para tal conflito estão: a construção das linhas ferroviárias entre São paulo e Rio grande do sul, que fez com que várias famílias fossem retiradas de suas terras para essa construção; a venda de um grande lote de terra para um grupo ligado à construtora das linhas ferroviárias; e por último, quando a construção foi totalmente finalizada, os trabalhadores que tinham vindos de outras regiões do país ficaram sem os seus empregos e começavam a ter dificuldades financeiras na região, sem ter ajuda da construtora ou do governo.
1 5 1