Respostas

2014-08-12T20:50:36-03:00
Os anos antecedentes da Primeira Guerra foram marcados por sentimentos de orgulho pela população europeia, pois acreditavam que os países europeus levaram a 'civilização' aos povos africanos e asiáticos, na época do Neocolonialismo/Imperialismo. Porém, os anos de paz e otimismo durariam pouco. O sentimento nacionalista começou a crescer nos países europeus, principalmente na França, onde o país perdeu a Guerra Franco-Alemã para a Alemanha. Além do nacionalismo exacerbado, conflitos imperialistas começaram a surgir no continente. A Alemanha estava insatisfeita com o número baixo de territórios conquistados na época do Imperialismo. Durante esse período de tensão nos países europeus, houve uma corrida armamentista, ou seja, os países europeus começaram a produzir armas com poder de destruição cada vez maior. Alianças foram formadas durante o período conhecido como Paz Armada (1871-1914). A Tríplice Aliança era formada, basicamente por: Alemanha, Áustria-Hungria e o Império Turco-Otomano. A Tríplice Entente era formada por: França, Grã-Bretanha e Rússia.
A Primeira Guerra começou, realmente, quando um militante sérvio assassinou o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando, quando estava fazendo um desfile em carro aberto na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia. 
O atentado pôs em funcionamento todo o esquema de alianças. 
A guerra teve característica estática. Nos campos de batalha foram montadas trincheiras (grandes valas cavadas no chão onde os soldados ficavam alojados). 
No início da guerra, a Itália era aliada ao Império Alemão, porém, em 1915, mudou de lado em troca de territórios, prometidos pelos países da Entente.
O Império Russo saiu da guerra em 1917, pois uma revolução estava acontecendo em seu território.
Os Estados Unidos entraram na guerra em 1917 ao lado da Tríplice Entente, quando submarinos alemães afundaram navios mercantes norte-americanos. 
A guerra teve fim em 1918, com a vitória da Tríplice Entente. 
Em 1919 foi criada a Liga ou Sociedade das Nações, órgão internacional encarregado de estabelecer a paz no mundo. No mesmo ano, foi assinado o Tratado de Versalhes, documento que culpava a Alemanha como a causadora da guerra. 
Porém, a paz não durou muito tempo, depois do Tratado de Versalhes, despertou-se o sentimento revanchista e nacionalista do povo alemão, que levaria à mais uma guerra 21 anos depois. 

Espero ter ajudado!
:)

  • Usuário do Brainly
2014-08-13T08:24:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Nas primeiras décadas do século XX o mundo vivia um momento de avanço tecnológico e industrial, os países industrializados para manter esse avanço utilizavam muita matéria primas vindas das suas respectivas colônias. Com o passar do tempo criou-se uma disputa acirrada entre esses países que acabou dando inicio a primeira guerra mundial. 

O conflito se iniciou em 1914, com a morte de Francisco Ferdinando, príncipe que era herdeiro do trono Austro-Húngaro, morto por um membro de uma organização sérvia, que era totalmente contra o domínio da Áustria-Hungria sobre a região dos Bálcãs, situada a sudeste da Europa. Tal ocorrido foi o estopim para o inicio da guerra, que começou com a declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia.
 
A Primeira guerra mundial é dividida nas seguintes fases: Guerra de movimento - Com o início dos conflitos, as nações envolvidas começaram a fazer as suas políticas de alianças com outros países, garantindo apoio aos seus aliados em uma possível retaliação inimiga,  juntos formaram a Tríplice Entente e tríplice Aliança; Guerra de posições - Período em que se estabeleceram as estratégias do conflito e a guerra das trincheiras, período em que os soldados se abrigavam em buracos (trincheiras) se escondendo do poder inimigo. Isso se dava porque ambos os lados em conflito, Tríplice aliança e entente se encontravam em equilíbrio bélico, impossibilitando que os seus exércitos avançassem em territórios inimigos e assim ficassem entrincheirados; E por última fase, as ofensivas – Período em que se intensificou os combates, devido a entrada do Estados unidos no conflito, onde os mesmo utilizavam armamentos nunca antes utilizados como, por exemplo, Tanques e aviões para bombardeio. 

Essa força bélica culminou com a vitória da Tríplice Entente e com a conseqüente derrota da aliança inimiga, onde os países perdedores, pelo tratado de Versalhes, teriam que ceder parte dos seus territórios, diminuírem o contingente dos seus exércitos e pagar altas taxas de impostos para as nações vencedoras. Este conflito teve como grande conseqüência a morte de 8 milhões de pessoas, envolvendo civis e militares.