Respostas

2014-08-12T21:37:04-03:00
Esse foi um dos libertadores simom bolivar

imón José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar Palacios y Blanco nasceu em Caracas no dia 29 de julho de 1783. De família abastada, Bolívar perdeu o pai aos 3 anos e a mãe aos 9, e a partir daí viveu com o tio, Carlos Palácios. Sua educação ficou sob responsabilidade do pedagogo Simón Carreño Rodríguez, que tinha em mente ideais revolucionários.
No ano de 1797 Bolívar ingressou no batalhão de milícias em que seu pai tinha sido coronel, e em 1799 viajou para Madri, com o objetivo de aprofundar seus estudos. Lá na Espanha casou-se com Maria Teresa Rodriguez, os dois voltaram para a Venezuela e Maria Teresa veio a falecer em 1803, acometida pela febre amarela.
Em 1804 Bolívar voltou para a Europa e viveu um tempo em Paris, onde fez amizade com o naturalista Alexander Von Humboldt. Nesta passagem pela França, Bolívar também assistiu à coroação de Napoleão I, o que considerou um ato despótico, pois Napoleão jogava por terra todos os ideais pelos quais morreram os revolucionários franceses. Teve também um maior contato com as teorias dos filósofos Rousseau, Montesquieu e Voltaire. Em 1805, em uma viagem à Itália com seu tutor Simón Rodríguez, fez o famoso Juramento de Monte Sacro, prometendo que jamais descansaria até ver toda a América livre da dominação espanhola.