Respostas

A melhor resposta!
2014-08-13T00:24:22-03:00
Olá, Hgeekk!

Para classificar a palavra em paroxítona, oxítona ou proparoxítona, você deve saber qual é a sua sílaba tônica (sílaba mais forte, que você fala com menos velocidade).

Proparoxítona: quando a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: lâmpada, ética, rápido. *Regra: todas as proparoxítonas são acentuadas.

Paroxítona: quando a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: engraçado, pomada, revólver.

Oxítona: quando a sílaba tônica é a última. Exemplos: café, picolé, boné.
 
2 5 2
ótima explicação!
como eu vou saber se tem, ou não tem acento?
2014-08-13T00:31:53-03:00
Oxitona é a ultima  silaba da palavra paroxitona é a penultima silaba da palavra  e proraroxitona é a antipenultima silaba