Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-13T18:43:24-03:00
O rio Amazonas nasce no Peru, e lá recebe nome Vilcanota, e em seu percurso em direção ao Brasil recebe outras denominações, como: Uicaiali, Urubamba e Marañón. E ao entrar em território brasileiro passa a chamar-se de rio Solimões.
1 5 1
O rio nasce com o nome de Vilcanota e recebe depois as denominações de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Quando entra no Brasil, torna-se Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus. Desse ponto até a foz recebe o nome de Amazonas. No território brasileiro, esse grande e importante rio desce de 82 metros de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano depois de uma trajetória de 3.165 quilômetros.
2014-08-13T18:49:20-03:00
O rio ao longo do seu percurso recebe, ainda no Peru onde tem origem sua nascente, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas. Entra no território brasileiro com o nome de Rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlântico. 
Espero ajudar!