Respostas

2014-08-13T20:21:26-03:00

Péricles foi um estratego, político e orador ateniense que soube rodear-se das personalidades mais destacadas da época, homens que sobressaíam na política, filosofia, arquitectura, escultura, história, literatura e estratégia. Fomentou as artes e as letras e deu a Atenas um esplendor que não se voltaria a repetir ao longo da História. Realizou também grandes obras públicas e melhorou a qualidade de vida dos cidadãos. Por isso é que importante figura legou o seu nome ao "século de ouro ateniense", o apogeu da Grécia Antiga.

Péricles foi um importante, orador, estrategista militar e político grego. Nasceu em 492 a.C. na cidade de Atenas e faleceu em 429 a.C.


Importância para a democracia ateniense:

Interessou-se pelos assuntos da política ainda jovem ao ser discípulo dos filósofos gregos Anaxágoras e Zenão. Com estes mestres, aprendeu a arte da retórica.

Viveu durante o período de maior desenvolvimento cultural e político da Grécia. Chefe civil e líder militar de Atenas, fortaleceu a democracia e foi um dos responsáveis pelo crescimento econômico, político e militar da cidade.

Foi tão grande sua importância, que o século V a.C. ficou conhecido na história como o século de Péricles.

conslusao:Século 5 a.c.

Péricles (495-429 a.C.)
A decisão de iniciar a construção de um templo, o Pártenon (em louvor à deusa da cidade, Atena pártenos), que viria a ensombrar todos os demais santuários até então conhecidos pelos gregos, foi de Péricles, o principal líder do partido democrático de Atenas. Nascido em 495 a.C., em meio a uma família da nobreza atenienses, descendente do líder reformista Clístenes, responsável pela introdução da maioria das instituições democráticas, durante a revolução de 510 a.C., Péricles consagrou-se como a maior personalidade política do século 5 a.C.. A presença dele foi tão marcante, que a época em que ele viveu denominou-se de O Século de Péricles. Eleito e reeleito várias vezes como estratego-chefe (strategos-arconte), ele acumulou a chefia civil e a liderança militar da cidade, fazendo com que Atenas alcançasse a maior projeção política, econômica e cultural em toda a sua história. Espero que eu tenho lhe ajudado.