Respostas

A melhor resposta!
2014-08-13T22:20:21-03:00
Ditongo, Tritongo, Hiato
Ditongo: Ocorrência de uma vogal e uma semivogal na mesma síbala. O ditongo podem ser.

A) Crescente - Formado por semivogal + vogal: má-goa

B) Descrescente - Formado por vogal + semivogal: quando

C) oral: de natureza oral: véu


Tritongo: Seqüência de três fonemos vocálicos, sem intermediação de consoantes (Semivogal + Vogal + Semivogal) na mesma Sílaba.


Exemplos:
Paraguai, Enxaguei, Saguão

Hiato: É o encontro de vogais em sílabas diferentes:


Exemplos:
Ru-im, a-inda, Goi-aba, chei-o
1 5 1
2014-08-14T11:30:05-03:00
•Ditongo é a combinação de uma vogal e uma semivogal(ou semivogal e vogal) na mesma sílaba. Os ditongos se dividem em:

-Nasal_ Composto de vigal nasal.
Ex.: Põe , mamão , mamãe.
-Oral_ Composto de vogal oral.
Ex.: Migau , sai , feito.
-Crescente_ Composto de semivogal e vogal.
Ex.: Pátria , espécie , planície.
-Decrescente_ Composto de vogal e semivogal.
Ex.: Seu , maio , prometeu.

•Tritongo é o encontro de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba. Nesse caso, a vogal é pronunciada com mais força.
Ex.: Saguão , iguais , averiguei.

•Hiato não é propriamente um encontro vigais, mas a separação delas. Essa separação, indicada na fala, mostra que essas vogais, quando se separam, ficam em sílabas diferentes.
Ex.: to-a-lha , ba-ú , co-ro-a , pre-en-cher.
1 5 1