Mim ajudem a elaborar 6 seis perguntas sobre Ariano Suassuna tiradas desse texto. Quem puder ajudar fico muito grata .

Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, dia 16 de junho de 1927. Ariano Suassuna é um dos autores nordestinos mais famosos. Filho de Cássia Vilar e João Suassuna, Ariano e sua família saem de sua cidade natal quando ele ainda era um bebê e vão morar no sertão, Ariano foi um escritor, dramaturgo, romancista, ensaísta, e poeta brasileiro. Ele foi um dos maiores defensores da cultura brasileira. Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

Obras de Ariano Suassuna já foram traduzidas para inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês. Seu pai foi assassinado na revolução de 1930 por motivos políticos no Rio de Janeiro. Após a morte de seu pai mudou-se para Recife, onde terminou, em 1945, os Estudos secundários no Ginásio Pernambucano, no Colégio Americano Batista e no Colégio Osvaldo Cruz. Junto com Hermilio Barbosa fundou o teatro do estudante em Pernambuco.

Com apenas 20 anos Ariano já escrevia a peça “Uma Mulher Vestida de Sol”, ganhadora do concurso do Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1955 estreou a peça “Auto da Compadecida”, sua obra máxima, considerada pelo crítico teatral Sábato Magaldi como "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro". Nela, Ariano Suassuna conta a história dos amigos João Grilo e Chicó, que andam pelo sertão propagando A Paixão de Cristo.
A peça foi escrita em formato de auto e dividida em 3 atos, usando diversas figuras de linguagem nordestinas e mesclando elementos dos cordéis. Seu sucesso foi tão grande que, mais tarde, foi adaptada para o cinema e a televisão.

Ariano morreu aos 84 anos no dia 23 de julho de 2014 no Real Hospital Português, no Recife, onde deu entrada na noite do dia 21, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), passando por procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana. Ele ficou em coma e respirando por ajuda de aparelhos.

1

Respostas

2014-08-14T20:39:38-03:00
Formular perguntas em inglês?