Por que mentir é imoral ? Alguém me da uma resposta complexa para meu trabalho de Filosofia ? Obrigado desde já ! :)

2
Mentir as vezes é necessário, quem nunca se pegou dizendo pra amiga(o) que o filho dela é lindo, mas não é, como você poderia chegar em alguém e dizer uma verdade dessa?? Mas mentir é imoral mesmo, pq destrói toda uma base existente seja de amizade seja de amor, seja de amor sexual ou fraterno, a mentira é poderosa pode destruir tudo de bom construído numa vida inteira, é um atentado a ética e a moral, fere os bons costumes, destrói personalidades a sua volta. Cresci em um lar com uma mãe forte
Comentário foi eliminado
Muito Obrigado Gilaudrey ! :)

Respostas

2014-08-14T15:52:25-03:00
Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido comopecadoem muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não. Mentir de uma maneira que piore um conflito em vez de diminuí-lo, ou que se vise tirar proveito deste conflito, é normalmente considerado como algo antiético. Existem pessoas que afirmam que é com frequência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa Grande Mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez. Esta frase foi proferida pelo Ministro da Propaganda Alemã Joseph Goebbels no Terceiro Reich
A melhor resposta!
2014-08-14T15:54:25-03:00
Imoral (Ant) Moral
Moral: Conjunto de regras estabelecidas de acordo com uma cultura, tradição, educação, etc...
O mentir torna-se imoral pois foge diretamente das regras as quais compõe e dirigem a sociedade. O individuo que mente fere com as leis impostas,ou naturalmente constituídas pela sociedade.
Espero ter lhe ajudado.
Fonte: (Conhecimento Próprio)
1 5 1