Ecologia é uma ciência tanto antiga quanto recente, e apresenta objetos de estudo bem definidos e métodos para estudá-los apropriadamente. Estes objetos de estudo (por exemplo, organismos pertencentes a uma ou mais espécies e / ou suas adaptações correspondentes, interações entre espécies como predação ou competição, o tamanho das populações animais e vegetais no tempo, entre outros) estão inseridos em quatrograndes níveis de organização em ecologia. Por exemplo, a ecóloga Gabriele Liaño examinou, em sua dissertação de mestrado, as taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração de uma espécie de pequeno mamífero reservatório de zoonoses em áreas de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. Em outra investigação de cunho ecológico, o ecólogo Luiz Fernando Bento investigou, em sua tese de doutorado, a resposta de bactérias que vivem em ambientes com elevada salinidade a diferentes concentrações de gás carbônico. Com base no exposto acima, quais são os quatro níveis de organização em ecologia e suas respectivas características? No tocante aos dois exemplos citados acima, qual nível de organização corresponde a cada estudo? Justifique a sua resposta:

1

Respostas

2013-08-13T11:22:04-03:00
Níveis  de Organização é a forma de delimitação e classificação do aspecto físico-biológico.

Temos o "Nível Interno" que pode ser resumido no seguinte estudo: genes - células - órgãos - organismos.

E o "Nível Externo" que pode ser resumido em:" populações-comunidade -ecossistemas, biosfera (ecossistemas (pega essa resposta, entre aspas)."

População= Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um território delimitado pelo ecossistema no qual esta população esta presente.

Comunidade= Qualquer conjunto de populações em um determinada área ou habitát podendo ter mais variados tamanhos.

Ecossistema= O sistema como um todo, incluindo não apenas o complexo-organismo, mas também todos os fatores físicos que formam o que chamamos de meio ambiente.
Biosfera = Agrupamento  de todos os ecossistemas (biomas) da Terra.

A ecóloga Gabriele provavelmente estuda uma população de indivíduos de uma espécie. (Nível externo - População).

Já o ecólogo Luiz estuda comunidade de bactérias que vivem naquele local, podendo ela ser de qualquer espécie.
1 5 1