No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoológico de São Paulo foram evidenciadas. Estudos técnicos apontam suspeita de intoxicação por monofluoracetato de sódio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluoracetato de sódio é um derivado do ácido monofluoracético e age no organismo dos mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de amônia na circulação.

O monofluoracetato de sódio possui:
a) Massa molar 100.0 g/mol.

b) O elemento Ferro na sua estrutura.
c) Fórmula molecular NaFC3H2O2.
d) Três carbonos e dois oxigênios na sua estrutura.
e) Massa molar 112.0 g/mol.

2

Respostas

2014-08-15T16:25:47-03:00
C) F-CH2-COONA
NaFC2H2O2

Acho quue você copiou errado a fórmula da C.
ela é a unica plausível nessa questão, mas a estrutura possui apenas 2 átomos de carbono. bem fácil essa questão. Se não fosse por esses textos desnecessários eu adoraria o enem.

Taa errado. esqueci de calcular o Hidrogênio, tem 100g/MOL
A melhor resposta!
2014-08-15T17:40:16-03:00
a) Alternativa correta. O monofluoracetato de sódio segue a fórmula molecular NaFC_2H_2O_2, sendo assim calculamos a sua massa molar:

NaFC_2H_2O_2 = 23 + 19+ 2* 12 + 2 * 1 + 2 * 16 = 100u
Se a massa molecular é igual a 100u; Logo o número Mol é igual a 100 g/mol.

b) Alternativa incorreta.Não há o elemento químico Ferro presente na sua estrutura.

c) Alternativa incorreta. O monofluoracetato de sódio segue a fórmula molecular NaFC_2H_2O_2

d) Alternativa incorreta. O monofluoracetato de sódio apresenta em sua estrutura somente dois carbonos e dois oxigênios.

e) Alternativa incorreta. Como já calculamos, a massa molar do monofluoracetato de sódio é igual a 100g/mol.
1 5 1