Respostas

2014-08-16T11:45:59-03:00
  • Usuário do Brainly
2014-08-16T11:50:44-03:00
Todos os seres humanos são formados a partir da união de um óvulo e um espermatozóide. Essa união recebe o nome de fecundação, e forma uma célula que recebe o nome de célula-ovo ou zigoto. É a partir desta única célula que todo o corpo de um ser humano é formado. O zigoto começa a se dividir por meio de um processo chamado Mitose. A mitose é caracterizada pelo fato de uma célula, chamada célula-mãe dar origem a duas células-filhas absolutamente idênticas a ela. assim, todas as células do corpo de um ser humano são geneticamente idênticas ao zigoto, ou seja, toda a informação genética contida nos cromossomos do zigoto está contida nos cromossomos de TODAS as células do corpo. Assim, os cromossomos presentes nas células da pele são idênticos aos presentes nas células do intestino. 
O termo homólogo não é adequado para essa situação. Ele se aplica ao par de cromossomos morfologicamente iguais presentes em cada célula. 
Lembra-se que os seres humanos são formados pela união de um óvulo e um espermatozóide? Pois bem, tanto o óvulo quanto o espermatozóide possuem 23 cromossomos. Cada cromossomo, tanto do óvulo quanto do espermatozóide possui o mesmo grupo de genes, podendo diferir apenas no alelo que carrega de cada gene. O zigoto tem, então, 2 de cada tipo de cromossomo (um recebido do pai e um recebido da mãe). Estes dois cromossomos que compõem um par é que recebem o nome de cromossomos homólogos.
2 3 2