Respostas

A melhor resposta!
2014-08-16T12:19:24-03:00
Toró - coberta espessa.
Catapora: febre eruptiva, fogo interno.
Caboclo : procedente do mato.
Cambuci : pote, vaso d'água
Gambá : barriga oca
Buriti : árvore que destila líquido
Abacaxi : fruta cheirosa.
Bauru : cesto de frutas.
Jeriquoaquara : refúgio de tartarugas.
Pipoca : grão de milho que se arrebenta em flor pelo fogo.
Canga : o osso, caroço.
Buriti : árvore da vida.
Caçula : o filho mais novo.
Caipira : roceiro, aldeão.
Cangica: de algo mole ou cozido.
Capim : folha pequena, mato fino.
Carrapicho : espinho comprido.
Cipó: fibra que se apega.
Cuica: espécie de rato com o rabo grande.
Goiás : da mesma raça.
Espero ter ajudado.




2 5 2
2014-08-16T12:47:02-03:00
- Abacaxi - Ibá-cachi: fruta cheirosa, rescendente.
- Anhangabaú - anhangaba-ú: o bebedouro das diabruras, rio de águas maléficas.

- Bauru - ybá-urú: o cesto de frutas.

- Boipeba - mboy-peba: a cobra que se achata quando acuada.

- Buriti - mbiriti: árvore que destila líquido, palmeira.

- Caboclo - cabôco, caá-boc: procedente do mato.

- Cambuci - cambu-chi: pote, vaso d'água.

- Canga - o osso, caroço, núcleo, seco, enxuto.
- Catapora - tatá-pora: o fogo interno, febre eruptiva, erupção.

- Gambá - gua-mbá: a barriga oca.

- Jericoaquara - yurucuã-quara: buraco ou refúgio das tartarugas.

- Pipoca - py-poca: grão de milho que se arrebenta em flor por efeito da torra.
- Toró - tog-r-ó: coberta espessa, casca grossa. 
1 5 1