Respostas

A melhor resposta!
2014-08-16T19:04:37-03:00
Seguinte, primerio vc faz isso.
a11 a12 a13
a21 a22 a23
a31 a32 a33
Agora, a diagonal principal é o i=j, que é o a11, a22 e a33. E os do secundarios é a outra diagonal, pois ela é umamatriz quadrada e tem 2 diagonais, a outra diagonal, a secundaria é a13, a22 e a 31.
Agora vc soma somente esses ai, o resto não ta pedindo na questão, vamos lá :
A forma é 4+3.i. Relembrando,  i = numero da linha e j = numero da coluna.
a11 = 4 + 3.1 = 7
a22 = 4 + 3.2 = 10
a33 = 4 + 3.3 = 13
a diagonal principal é essa, vc somando 7 + 10  + 13 = 30
Agora vamos ver a diagonal secundaria.
A13 = 4 + 3.1 = 7
A22 = 4 + 3.2 = 10
A31 = 4 + 3.3 = 13
A Diagonal secundaria é essa, a soma delas é igual da principal, que é 7 + 10 + 13 que da = 30 
Agora somando as 2 diagonais , 30 + 30 = 60!

Espero ter ajudado.
3 5 3
2014-08-16T22:11:15-03:00
A (13) = 4+2*1=7 
A (23) = 4+2*2=8       7+8+10=25
A (33) = 4+2*3=10
      ou
A (13) 4+3 1-3=4+3-3=4
A (23) 4+3 2-3=4+6-3=7
A (33 4+3 3-3=4+9-3=10
4+7+10=21