Respostas

A melhor resposta!
2014-08-16T19:21:32-03:00
A reforma religiosa foi um movimento onde o poder da igreja foi sendo questionado,os motivos eram: a igreja vendia "perdões" aos seus fiéis, ela era corrupta, o clero era despreparado e então o homem renascentista - já que o período foi marcado  também pelo renascimento - começou a protestar, buscando um novo tipo de ideologia sobre a fé, assim surgiu a o Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo.
1 5 1
2014-08-16T21:40:12-03:00
 A reformas religiosas começa no século XIV com a insatisfação frente à Igreja Católica Apostólica Romana. A insatisfação a respeito aos abusos desta igreja frente e a mudança da visão de mundo que começa a acontecer. Com a acumulação de bens pela igreja, a grande preocupação material dela era  a luxuria que parte de seus sacerdotes viviam. Também havia problemas no respeito das próprias convicções católicas, muitos sacerdotes entranvam em desvios de seus dogmas como o desrespeito ao celibato e o descaso com os cultos e ritos religiosos. E também havia a venda de indulgências (perdão). Também existiu processo de formação da burguesia comercial, que era condenada pelos padres por usura e o lucro, isto causou descontentamento por parte dessa classe emergente.Além disso, os reis também estavam insatisfeitos com a interferência dos papas nas questões políticas condizente com a realeza. Juntando-se a isso o próprio pensamento renascentista leva a um maior questionamento das convicções católicas. Com isso começou a surgir um pensamento que vai a direção do humanismo e o aparecimento de um pensamento racional e cientifico, que buscava explicar as coisas através de métodos e teorias (opondo-se as explicações espirituais e teológicas da igreja). Reforma Luterana O sacerdote alemão, Martin Lutero foi o primeiro a opor-se de forma mais concreta contra a Igreja. Lutero condenava principalmente a venda de indulgências e o culto às imagens. Lutero foi favorecido em suas pregações devido ao fato de na região da atual Alemanha, onde ele vivia, havia muita miséria por parte dos camponeses, que condenavam a Igreja por isso. Além disso, havia grande interesse de da nobreza daquela região pelas terras da Igreja Católica. Apesar do apoio dos camponeses a Lutero em uma revolta de camponeses, liderada por Thomas Münzer, contra os sacerdotes ricos e grandes proprietários, Lutero apoiou o massacre dessa revolta, recebendo em troca novas adesões por parte das camadas mais abastadas. Reforma Calvinista João Calvino (1509-1564) entre os primeiros adeptos das idéia de Martin Lutero, mas com o tempo começou a defender que a salvação vinha pelo trabalho justo e honesto e que o enriquecimento era apenas uma graça divina, não podendo ser condenado, mas sim que era uma predestinação divina e que nada podia ser feito para mudar isso. Com esse pensamento Calvino acaba atraindo muitos comerciantes e banqueiros.  O que concluímos que Lutero e alguns não aceitavam o grande domínio que a igreja tinha sobre o povo e, enriquecimento próprio nesta situação,Lutero aproveitou também dos descontentamento  da realeza tirando proveito para  ajuda-lo. Mas agora precisamos ver que muita coisa mudou e que igreja católica esta sempre mais próxima dos pobres, veja o Papa Francisco. Quem me ajudou com esta resposta foi minha avó. Ela é bastante católica, mas não aprova o que aconteceu no passado. Ela diz que Calvino fez com Lutero o que Judas fez com Jesus traiu porque queria que Jesus lutasse por uma causa política. Alguns dizem que  as igreja evangélica da prosperidade seguem o Calvino., e não Lutero. Esperamos ter lhe ajudado.