"A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e com distribuição de renda justa, para que assim cresça de forma contínua e sustentável." (VASCONCELLOS E GARCIA, 2011, p. 66). De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre o assunto em questão, leia atentamente as afirmações abaixo e na sequência assinale a alternativa CORRETA:
I - A política fiscal restritiva é realizada quando a demanda da economia está muito elevada, podendo causar pressões inflacionárias.
II - A política fiscal expansionista é utilizada principalmente em períodos em que a economia não está caminhando bem sozinha, então precisa da intervenção do governo.
III - Tanto a política fiscal (através de aumento/diminuição dos impostos e/ou gastos do governo) quanto à política monetária (via emissão de moeda e/ou lançamento de títulos públicos) podem ser realizadas para um possível financiamento do déficit público.
IV - A política fiscal expansionista é feita para aumentar a demanda da economia, ou seja, estimular a geração de emprego e renda.
ALTERNATIVAS
Somente a alternativa I está correta.
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
Somente as alternativas II e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-08-17T01:19:49-03:00
Atendendo ao enunciado:
Todas as alternativas estão corretas.
1 1 1