1-Um átomo apresenta configuração eletrônica igual a 3s2,3p6 para o ultimo nível.Qual o número atômico desse átomo?

2-Considerando-se um elemento X genérico,que apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5,responda:
a) Qual é o seu número atômico?
b)Quantos elétrons ele tem na última camada?

2

Respostas

2014-08-17T12:56:45-03:00
Seu numero atômico é de 25, Z= 25
E ele têm 5 elétrons na última camada...

A melhor resposta!
2014-08-17T12:59:20-03:00
1) Tu tem que fazer a distribuição eletrônica de modo transversal no diagrama de Linus Pauling até chegar nos subníveis de energia, fazendo isso, você vai ver que se ele se limita a 3p6 no último subnível, seguindo até essa ordem 1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6. Para sabero número atômico, basta somar os expoentes: 2 + 2 + 6 + 2 + 6 = 10 + 8 = 18. Então, 18 é o número atômico deste átomo.

2) Só somar os expoentes, vou fazer isso pra ti.
2 + 2 + 6 + 2 + 6 + 2 + 5 = 10 + 8 + 7 = 25 

b)5 elétrons
1 5 1