Respostas

2013-08-12T20:52:15-03:00
Lenda é um tipo de história iventada, pelos antigos moradores de algum lugar
2013-08-12T20:55:41-03:00
Lendas:Visão
Visagem, fantasma que aparece aos garimpeiros do rio das Garças.
“Aparece à volta das casas velhas ou das taperas onde alguém, em tempos idos, deixou
um “enterro”. Contam que na cidade bicentenária de Diamantino (Mato Grosso), certa vez, à noite, um homem viu a Visão junto à parede de taipa de uma velha casa abandonada. Fechou os olhos e seguiu naquela direção até alcançar a parede onde, com a faca marcou o ponto onde ela aparecera. No dia seguinte, no local onde reconheceu as marcas que fizera se pôs a esburacar a parede e descobriu um “gargalo” de uma garrafa cheia de ouro”.

Dama de Branco
Visagem, assombração, fantasma, duende que aparece aos garimpeiros do rio das Garças: “Passeia à noite pelas estradas. Segue à frente dos cavaleiros, leve e inalcançável. Vai de porteira a porteira. Desaparece às vezes na sombra de uma curva do caminho. Anda pelos arredores dos velhos casarões, como se espairecesse de um tédio. Atribuem-lhe o poder de vigiar pelos enterros, guardados ou achados (ouro, riqueza escondida). Vê-la é uma graça. É sinal de sorte”.
Ver Visão. 
 Arranca-Língua
Monstro gigantesco, macacão de mais de dez metros de altura, que atacava os rebanhos bovinos de Goiás, abatendo as vacas e arrancando-lhes apenas a língua, deixando o corpo intacto. A imprensa goiana, mineira e carioca registrou o mito, divulgando os depoimentos espavoridos dos fazendeiros. O mito ainda resiste, embora se tenha amplamente provado tratar-se de uma epizootia.

*Epizootia: Doença, contagiosa ou não, que ataca numerosos animais ao mesmo tampo e no
mesmo lugar. 
1 5 1