Do dinheiro que Vagner tinha depositado em uma conta de poupança,ele retirou 3/8 para comprar uma coleção de livros e 3/5 para uma bicicleta.Restaram-lhe 20 reais.

a)Quanto Vagner tinha na poupança?

b)Quanto ele pagou pela coleção de livros?


2
Me ajudem por favor

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-18T11:29:16-03:00
Olá...

Vamos somar os gastos dele...

 \frac{3}{8}+ \frac{3}{5}  = \frac{15+24}{40} = \frac{39}{40}

Logo sobrou 1/40 do dinheiro que tinha.

 \frac{1}{40}x=20 \\\\ \frac{x}{40}=20\\\\x = 800

Ele Tinha 800 Reais na Poupança.

b) Ele gastou 3/8 do que tinha , logo :

 \frac{3}{8}800= \frac{2400}{8}  =300 Reais.

Ele Pagou 300 Reais nos Livros.. 


^^
7 4 7
Esta é só a resposta da letra a
Opa.. Esqueci da B...
Obrigada
2014-08-18T12:24:26-03:00
A)x-( \frac{3}{8} x +  \frac{3}{5} x) = 20 \\ x - \frac{15x+24x}{40} =20 \\  \frac{40x-39x}{40} =20 \\ x=20*40 \\ x=800
b) x = \frac{3}{8}*800 
 \\ x=\frac{2400 }{8}  \\ x= 300

Assim fica mais completo...
Espero ter ajudado...
2 4 2