Respostas

2014-08-18T12:04:25-03:00
Basicamente o glicocalix é a primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula. Ele pode ser comparado a uma "malha de lã", que protege a célula das agessões físicas e químicas do meio externo. Mas também mantem um microambiente adequado ao redor de cada célula, pois retem nutrientes e enzimas importantes para a célula. O glicocalix é formado, basicamente, por carboidratos e está presente na maioria das células animais 



Funções: 
reconhecimento entre células, 
reconhecimento de moléculas (como hormonios e fatores do crescimento); 
união das células com MEC (matriz); 
proteção agressão física e química; 
atrair Na+ (o que causa diferença de polaridade entre o meio externo e interno da célula). 

Em células tumorais há alteração do glicocálice. então, elas perdem a propriedade de "inibição por contato". Ou seja, as células vão se dividindo e formando um tumor.. 

Inibição por contato quer dizer: 
processo pelo qual a divisão celular é descontinuada ou inibida pela densidade celular ou pelo contato entre células em cultura.
A melhor resposta!
2014-08-18T12:05:11-03:00
é um revestimento formado por uma camada de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, envolvidas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
Atua dando resistência a essa membrana contra certas agrssões físicas (choques mecânicos, etc) e químicas tbm.
2 5 2