1) Qual é o ângulo que somado ao triplo do seu complemento dá 210° ?

2) Um ângulo excede o seu complemento em 48°. Determine o suplemento desse ângulo ?

OBS: se possível com a resolução completa por favor. pra saber como você chegou resultado da questão .

2
obrigada Poty
Por nada, Beatriz! O prazer foi meu em poder ajudá-la. Bons estudos! Obrigada pelo "A Melhor resposta"

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-18T16:17:14-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1)  ângulo -------------> x
     complemento -----> 90 - x
     triplo ---------------> 3(90-x) 
   
   x+ 3(90-x) = 210
  x + 270 - 3x = 210
  270 - 210 = 3x -x
              60 = 2x -------> x = 30º <-- este é o ângulo

 
2) x = (90-x)+48 
     x = 90-x+48
    2x = 138 ----> x = 69º <--- Este é o ângulo
 
   Suplemento deste ângulo --->  180º - 69º = 111º 





2 5 2
2014-08-18T16:21:25-03:00
1- Chame o ângulo de x, e terá a seguinte equação:
x+3.(90-x)=210
x-3x+270=210
2x=60
x=60/2
x=30

2- Chame o ângulo de x, e terá o seguinte:
x+(x-90)=48
2x=138
x=138/2
x=69