Respostas

2014-08-18T19:09:15-03:00
O sistema nervoso é formado, basicamente, por neurônios ou células nervosas. São células bastante longas, algumas com mais de 1m de comprimento. Por suas membranas, propagam-se os impulsos nervosos, que podem ser comparados com "pequenas correntes elétricas caminhando por fios metálicos". É um sistema de comunicação rápida e eficiente, e apresenta uma enorme demanda energética. 

O sistema nervoso, por seu lado, é formado pelas glândulas endócrinas, como a hipófise e a tireóide, que produzem os hormônios, substâncias distribuídas pela corrente sangüínea. Os hormônios atuam modificando o funcionamento de outros órgãos do corpo. É importante ressaltar que, embora a substância mensageira seja o hormônio, o sangue tem papel destacado em sua atuação, pois é através dele que os hormônios são veiculados. Trata-se de um sistema muito mais econômico que o nervoso, pois uma pequena quantidade de hormônio atua intensamente e por tempo prolongado. 

Uma outra diferença importante entre os dois sistemas de integração é que o sistema nervoso pode tanto iniciar como interromper uma ação, enquanto o sistema endócrino pode apenas iniciá-la. Uma vez lançado o hormônio na circulação, enquanto estiver circulando, estará agindo. 

As células nervosas (ou neurônios) transmitem os impulsos nervosos graças às alterações elétricas que ocorrem em sua membrana, quando é estimulada. Neurônios são encontrados em todos os grupos animais, exceto nos poríferos.
1 5 1