Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-18T20:41:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A guerra do contestado foi um grande conflito ocorrido no sul do Brasil, entre os anos de 1912 a 1916. O conflito foi travado entre os camponeses locais e as forças militares representantes do governo federal e estadual. 

Entre as causas para tal conflito estão: a construção das linhas ferroviárias entre São paulo e Rio grande do sul, que fez com que várias famílias fossem retiradas de suas terras para essa construção; a venda de um grande lote de terra para um grupo ligado à construtora das linhas ferroviárias; e por último, quando a construção foi totalmente finalizada, os trabalhadores que tinham vindos de outras regiões do país ficaram sem os seus empregos e começavam a ter dificuldades financeiras na região, sem ter ajuda da construtora ou do governo.

Insatisfeitos com essa situação, os grupos formados por camponeses e trabalhadores se juntaram a José Maria (líder do movimento), que decidiu reunir seguidores e fundar uma comunidade na região. As autoridades federais e estaduais preocupadas com essas comunidades, passaram a enviar tropas militares para acabar com o movimento.

A guerra se encerrou em 1916 com a prisão de líderes e de alguns revoltosos do movimento. Nesse conflito, estima-se que morreram cerca de 5 a 8 mil pessoas, entre civis e militares.
3 5 3