Respostas

A melhor resposta!
2014-08-19T14:25:11-03:00
“... No princípio era tudo vazio, era tudo uma noite muito grande.
O deus Tupana, então, criou o céu e as águas.
Um dia, Tupana desceu lá de cima no meio de uma ventania muito grande.
Logo que Tupana tocou as águas, viu que o Sol apareceu no tronco do céu.
Quando o Sol chegou ao meio do céu, seu calor rachou a pele de Tupana.
A pele de Tupana começou a escorregar pelas pernas dele abaixo.
No momento em que o Sol já estava desaparecendo do outro lado do céu, a pele de Tupana caiu do corpo dele, se estendeu sobre as águas e formou as terras.
Quando o Sol apareceu novamente no tronco do céu (no dia seguinte), já havia terra, mas não havia gente.
Quando o Sol chegou ao meio do céu, Tupana pegou um pouco de barro, amassou e moldou uma figura de gente. Soprou-lhe no nariz.
A figura começou a se movimentar e a crescer. Ficou grande como Tupana, mas não falava.
Vendo a figura já grande, Tupana soprou em sua boca e ela começou a falar...”.
1 5 1
2014-08-19T14:25:41-03:00
Baseados sumariamente em ideias mitológicas, atribuiam tudo a um polipanteão, liderado por TUPÃ ou TUPÃO.