Respostas

2014-08-19T18:00:25-03:00

http://www.cienciaviva.pt/desafios/desafio3/alcazansdesafio3.pdf


2014-08-19T18:07:27-03:00
Seria a Primeira Lei de Newton, que diz que:

"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." - Newton, Isaac

Quando pulamos uma força é aplicada de modo que nos impulsionamos para cima, porém, não continuamos no ar devido à força da gravidade que nos empurra para baixo. Chega certo momento em nosso pulo em que a gravidade faz com que nossa velocidade chegue a 0. A partir daí só ela passa a exercer influência sobre nosso corpo, que começa "cair" (ir na direção dela).
Dentro do planeta existe um campo o qual chamamos de "Gravitacional", que é até onde essa gravidade tem influência. Todos nós estamos sujeitos à força da gravidade, porém, quando deixamos esse campo ela não nos afeta mais.
No espaço, por exemplo, se você empurra algo, aquilo irá continuar se movendo na direção que você o jogou, na mesma velocidade para sempre (ou até bater em algo, ou entrar em outro campo gravitacional).
Se você quiser entender um pouco mais sobre isso, recentemente foi lançado um filme muito interessante chamado "Gravidade", procure na Internet, tenho certeza que você irá gostar.