Como foram as Guerras-Pérsicas e a Guerra do Peloponeso ?

1
Guerras-Pérsicas>Atenas e outras cidades Gregas ,em determinado momento ,formaram a Liga de Delos para lutar contra os Persas,que em seu processo de expansão territorial chegaram a ameaçar colonias gregas localizadas na Ásia menor

Respostas

A melhor resposta!
2013-08-13T19:41:53-03:00
Por volta dos séculos VI e V a.C., o Império Persa estabeleceu um processo de expansão territorial que abrangeu um amplo número de regiões dos mundos Oriental e Ocidental. Esta sequência de conquistas militares atingiu o litoral da Ásia Menor, lugar onde existiam algumas colônias de origem grega. Inicialmente, a dominação dos persas sobre os povos daquela localidade aconteceu sem maiores rumores. Contudo, essa coexistência harmoniosa logo ruiu.

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta. Atenas a principal cidade-estado da Grécia tinha a liderança da Liga de Delos (dominadores do poder marítimo), isso em meados do século V. A Confederação de Delos era uma união entre várias cidades com o mesmo objetivo da época. Esparta também uma grande cidade-estado da Grécia liderava outra confederação, chamada do Peloponeso (tinha um exército bem treinado e imbatível). Atenas teve um crescimento incrível despertando certa desconfiança dos espartanos.
1 5 1