Respostas

2014-08-19T22:10:11-03:00
O Espírito Santo possui extensão territorial de 46.098,571 quilômetros quadrados, divididos em 78 municípios. Conforme contagem populacional, realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado totaliza 3.514.952 habitantes.Localizado na Região Sudeste, principal responsável pela economia nacional (respondendo por 56,4% do PIB do país), o Espírito Santo contribuiu, em 2008, com 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito estadual, essa participação foi de 4%. Tal média é a menor entre os estados do Sudeste.A composição do PIB do Espírito Santo é a seguinte:- Agropecuária: 9,3%
- Indústria: 34,5%
- Serviços: 56,3%
O setor de serviços é a principal atividade econômica do estado. Vitória, capital capixaba, abriga os portos de Tubarão e Vitória, sendo esse último um dos mais movimentados do Brasil, fato que impulsiona esse segmento da economia no estado.A agricultura baseia-se nos cultivos de arroz, feijão, café, legumes, cana-de-açúcar e diversas frutas (nas áreas litorâneas há plantações de banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto que nas montanhas são cultivados, morango e uva). O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café em grãos do Sudeste, atrás somente de Minas Gerais.O setor industrial, responsável por 34,5% do PIB estadual, destaca-se pelos segmentos, alimentício, madeireiro, fabricação de celulose, siderúrgico e têxtil.O Espírito Santo é grande exportador de ferro, aço e granito, é também o segundo produtor de petróleo e gás natural do país, sua produção é inferior apenas à do Rio de Janeiro. Com a descoberta de grandes reservas petrolíferas em 2002, o estado passou da sexta para a segunda posição entre os detentores das maiores reservas do país. Com o início da exploração do petróleo da camada pré-sal, o estado aumentará de forma significativa sua produção.Dados das exportações e importações:Exportações:
Minério de ferro: 46%
Produtos siderúrgicos: 25%
Celulose: 10%
Granito: 6%
Café em grãos: 6%
Outros: 7%.
Importações: 
Carvão mineral: 14%
Máquinas e equipamentos: 12%
Cátodos e outros produtos de cobre: 9%
Fios, tecidos e confecções: 7%
Produtos das indústrias químicas: 6%
Equipamentos para movimentação de cargas: 6%
Carros, pneus e peças: 5%
Outros: 34%.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-19T22:11:46-03:00
A economia do Espírito Santo é baseada principalmente nas atividades portuárias, de exportação e importação (maior do país) e está indo muito bem na indústria de celulose e de rochas ornamentais (mármore e granito) (maior do mundo), na celulose (maior do país), extraída dos pinheiros de eucalipto, na exploração de petróleo (2° maior) e gás natural (maior do país), além da diversificada agricultura, principalmente do plantio do café (segundo maior).
1 5 1