Respostas

2014-08-20T12:45:19-03:00
Atenas e Esparta , foram as principais , cidades gregas, elas também representaram uma das maiores antíteses de toda a Idade Média. 
As duas cidades eram , totalmente diferentes , em vários pontos : A maneira de Fazer política , a importância da Guerra , das artes e da cultura , entre outras coisas . Esparta fora uma cidade fundada pelos dórios durante o século IX a.C totalmente diferente de todas as cidades , daquela época , na verdade Esparta parecia mais um acampamento Militar do que uma cidade . 
A sociedade ateniense ( atenas) era dividida em espartanos descendentes dos dórios e únicos a ter direitos políticos ..... !
Atenas se diferenciava de Esparta , tendo sido fundada pelos jônios . 

Espero ter ajudado !! 

2 5 2
A melhor resposta!
2014-08-20T12:50:03-03:00
Atenas era uma cidade-estado, e estava dividida em tres grupos sociais: os cidadãos, que tinham a cidadania como direito de nascimento; os metecos, que eram os estrangeiros que não possuiam direitos civís e pagavam pra viver em atenas; e os escravos, que eram a base de sustentação da economia ateniense.
Em atenas a atividade mais nobre desenvolvimento por um homem era a política. Somente podiam exercê-la os cidadãos, e apenas estes estariam aptos a decidir de forma positiva pelo bom gerenciamento de Atenas.
Esparta tinha caráter militar, essa sociedade dividia-se em tres grupos sociais bem distintos: os espartanos, únicos a terem direitos políticos, eram descendentes dos antigos dórios e utilizavam-se da força militar para manter os seus privilégios; periecos, viviam do comércio, atividade marginalizada em Esparta, habitavam a periferia da cidade, mas podiam participar do exército, desde que no escalão inferior. hilotas, eram servos do Estados e de suas propriedades. Assim além de não possuírem direitos políticos, eram obrigados a pagar uma taxa anual pela produção agrícola e não podiam abondonar a terra.
4 5 4