De um ponto da praia, avista-se o ponto mais alto de uma torre de 75m de altura, localizada numa ilha, sob um ângulo de 45° em relação ai plano horizontal. Para transportar alimentos da praia até a ilha, um barqueiro cobra R$ 0,50 por metro navegado. Quanto recebe o barqueiro em cada transporte que faz?

2

Respostas

2013-08-13T23:28:51-03:00
Ao fazer o desenho com as informações, chegamos a um triangulo retangulo com agunlo de 45 graus. de acordo com o enunciado ha uma torre com 75 metros de altura que forma 45 graus relação ao plano horizontal. ou seja, a altura da torre (75 metros) é o cateto oposto. a formula da Tangente é Cateto oposto dividido pelo cateto adjacente. Tangente de 45° = Cateto oposto / cateto adjacente . Tg 45° é 1 portanto : 1 = 75/ cateto adjacente . passando o cateto adjacente multiplicando o numero 1 do outro lado, temos que cateto adjacente é 75 m. cateto adjacente é o mesmo que a distancia da praia ate a ilha. se é 0,50 centavos por metro , em 75 metros ele cobrará 37 reais e 50 centavos.
A melhor resposta!
2013-08-14T01:53:09-03:00
Num triângulo imaginário, a altura da torre é o cateto oposto e a distância entre a praia e a ilha é o cateto adjacente, que não tem seu valor informado na questão.

tg 45º = c.o / c.a
1 = 75 / c.a. .:. c.a. = 75 metros, ou seja, a distância praia - ilha é de 75 metros.

1 metro ------- R$0,50
75 metros ---- x
x = R$37,50.
3 5 3