Respostas

2014-08-20T20:45:40-03:00
Ola Magalisilva

Propriedades da Membrana celulósica

Assimetria:  As duas faces da membrana não possuem a mesma composição lipídica, glicídica e protéica. Em geral, os glicídios encontram-se presentes na face externa. Também as cargas elétricas se distribuem diferentemente, sendo a face citoplasmática, a que tem maior carga negativa, em geral.

- Fluidez: Seus componentes não ocupam posições definidas e são susceptíveis de deslocações bidimensionais, de rotação ou de translação. Esta propriedade deve-se ao fato de, em geral, não se estabelecerem ligações fortes (covalentes) entre as diversas moléculas, mas, predominantemente, ligações lábeis (ligações de Van der Walls e pontes de hidrogênio). Os fosfolípidos também podem trocar de camada (flip-flop).

Permeabilidade seletiva: permeável apenas a algumas substancias.

Continuidade: nunca apresentam bordas livres ou descontinuas e os espaços por ela delimitados, são sempre fechados.

Resistência a tração: Na Engenharia usamos essa palavra para dizer o quanto um determinado material é capaz de suportar as forças de tração:
Por exemplo:
O aço que é colocado dentro de uma viga, está ali exatamente para resistir a esforços de tração, enquanto que o concreto está ali para resistir aos esforços de compressão.
É por isso que na estrutura de uma casa se usa concreto e aço, pois os esforços que agem na estrutura podem ser tanto de compressão quanto de tração.

Um abraço !!!